sábado, 11 de maio de 2013

Por onde eu começo?

Como gerente de projetos, parte do meu trabalho é planejar e conduzir os projetos para atingir seus objetivos dentro das restrições definidas.

No caso do projeto de planejamento de casamento, as principais restrições (para uma pessoa normal) são o orçamento (budget) e o prazo.

Então o passo número 1 para o planejamento do casamento é definir quanto você tem disponível para gastar até a data do casamento, porque todos os fornecedores exigem o pagamento antes desta data.

Eu recomendo você não gastar mais do que tem, para não começar a vida endividado. Mas recomendo também não economizar, porque você vai se lembrar do seu casamento daqui a 50 anos e quer que tudo tenha sido perfeito, certo?

Este ano um colega de trabalho do meu marido veio me perguntar se com 30 mil reais dá para fazer um casamento para 300 pessoas. Bem, depende do casamento. Se for um casamento muito simples até dá. Mas se você pretende fazer um casamento tradicional, vai precisar de mais do que isso. Hoje já se deu conta que ele vai gastar beeeeeeeeeem mais do que isso.

Comigo também foi um pouco assim. Na revista Época tinha saído um artigo que dava alguns números e a partir dele estabeleci meu orçamento. Mas foi um grande engano!!! Me dei conta logo nos primeiros fornecedores que eu ia passar beeem longe desse budget.

Era esse artigo aqui:
http://www.perfeitocasamento.com.br/blog/quanto-custa-em-media-um-casamento/

Em geral, os artigos sobre casamento que eu vejo por aí e falam sobre preços estão bem longe da realidade. A indústria de casamento cresceu muito nos últimos anos no Brasil e os preços inflacionaram muito. Meu marido brincava que comemorava cada vez que recebíamos um orçamento com 3 dígitos ou menos.

Até hoje, os números mais precisos que eu vi foram os que a Constance Zahn deu na entrevista ao programa Conta Corrente da Globo News ontem:

http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/videos/t/todos-os-videos/v/industria-do-casamento-movimenta-r-148-bilhoes-em-2012/2567670/

A conta que ela apresentou foi a seguinte (minuto 7:37):

  • Casamento com direito a tudo, mas sem luxos: R$500,00 por convidado
  • Casamento luxo: R$ 1.000,00 por convidado
  • Casamento celebridade: R$ 1.500,00 por convidado

Calma, nessa conta entram todos os gastos, não é só o que você vai gastar só com o buffet. O buffet (em São Paulo) vai ficar a partir de 100 reais (o mais simplesinho) até uns 250 reais por pessoa, mais o aluguel do espaço, que começa em média em uns 8 mil reais e vai até uns 35 mil reais, dependendo do espaço. Eu achava que no ABC os preços seriam mais baratos. Mas nos espaços top os preços eram os mesmos de São Paulo.

Portanto, o seu orçamento é o que vai definir os fornecedores que você vai poder contratar. E o tamanho da sua lista de convidados. Por isso, é por aí que eu recomendo você começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário