sábado, 11 de maio de 2013

Assessoria: preciso ou não?

Como gerente de projetos, organizar meu casamento era apenas mais um projeto para mim. Um projeto importante, mas um projeto que eu achava que não precisava de ninguém para me ajudar. Sempre achei que não precisava de assessoria.

Até o dia em que a decoradora da festa me disse: você pode não precisar de uma assessora para organizar o seu casamento, mas no dia, você não pode ficar sem uma.

Ela tinha razão. No dia da cerimônia e da festa, a assessora é imprescindível. É aquela pessoa que vai arrumar o seu véu e o seu vestido na entrada da igreja e durante toda a cerimônia. Você pode achar bobagem e achar que aquela sua amiga querida vai resolver esse problema para você. Eu achava isso e só contratei a assessoria para a festa. Acontece que a moça que me ajudou a me vestir na Maison Payot não apertou meu vestido o suficiente e ele ficou frouxo. Só fui perceber na festa, e a minha assessora que me avisou. Meninas, apertem bem o vestido!!!

Na festa, ela foi a pessoa que levou para mim as coisas que eu queria acrescentar na decoração (por exemplo, os porta-retratos), levou as bebidas, os adereços da 25 de Março que eu comprei, recebeu os bem-casados, trocou as forminhas dos doces (as decoradoras não fazem isso para você!)... E acompanhou a montagem da decoração, para garantir que ela ficasse do jeito que eu especifiquei no projeto. As assessoras também acompanham a desmontagem, porque se alguma coisa quebra, os contratos das empresas de decoração normalmente exigem que você pague. Se não tem ninguém acompanhando por você, quem vai verificar o que realmente aconteceu?

Organizou todo o cerimonial, se preocupou em que eu e o meu então noivo ficássemos alguns minutos no camarim e comêssemos antes de nos apresentarmos aos convidados (porque depois que você entra na festa, você não consegue mais comer!). Foi quem ajudou a gente a recolher nossas coisas no fim da festa (porta-retratos, as toalhinhas bordadas que eu mandei fazer para colocar no banheiro, os recados da árvore de recados, etc.), que guardou os presentes que levaram na festa (sim, tem gente que ainda faz isso...).

Falando em cerimonial, esse é um cerimonial de exemplo:


1) Chegada dos convidados + coquetel
2) Anúncio da entrada dos noivos
3) Corte do bolo
4) Fotos com pais e padrinhos
5) Agradecimento dos noivos
6) Jantar
7) Homenagem às mães
8) Retrospectiva
9) Valsa
10) Abertura da pista
11) Bouquet
12) Pista


Acredite ou não, você não vai lembrar de ficar controlando essas coisas no dia da festa. Precisa de alguém que faça isso para você ou você pode esquecer por exemplo, que é hora da retrospectiva! Já pensou se você lembra tarde demais e grande parte dos seus convidados já foram embora?

E as assessoras também normalmente têm serviço de recepcionista. Elas conseguem receber os convidados e controlar quantos vieram (porque afinal, o Buffet cobra por convidado).

E têm serviços de RSVP, para fazer a confirmação de presença dos convidados antes da festa e você saber para quantas pessoas terá que contratar o buffet.

A propósito, sobre a quantidade de convidados: os buffets normalmente garantem comida para 10 a 15% a mais do que a quantidade de convidados que você contrata. Por outro lado, eu li em vários blogs que apenas uns 80% dos convidados que confirmaram presença realmente comparecem. Nesse ponto minha assessora errou. Disse que não era verdade e todo mundo vinha. Então eu contratei no buffet exatamente a quantidade de pessoas que eu convidei e confirmaram presença. Mas batata, vieram só 80%. Outras amigas minhas que casaram também tiveram essa mesma porcentagem de presença.

Então como regra, você pode convidar uns 20% a mais de convidados do que você contratou no buffet. Pode ficar tranquila, você não vai passar vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário