segunda-feira, 13 de maio de 2013

O vestido: comprar no Brasil ou trazer dos EUA?

Na época que eu estava escolhendo o meu vestido, eu pesquisei um pouco os preços lá fora. Realmente são bem mais baratos.

O mesmo Alcanar que a Pronovias vendia aqui por 8 mil reais, saía em Miami por 2 mil dólares.  Em Barcelona, saía por 2 mil euros.

Mas tem algumas coisas que você precisa levar em conta na hora de decidir entre trazer de fora ou comprar/alugar no Brasil:

1) Normalmente os vestidos de designer, como a Pronovias, não são à pronta entrega. Você tem que encomendar, a costureira tem que tirar suas medidas, e uns 4 meses depois você vai buscar.

2) A não ser que você peça para colocarem no correio para você. Mas aí você corre o risco de ser tarifada pela alfândega e o imposto de importação é 60% do valor da nota (se eu me lembro bem).

3) Se você optar por te enviarem pelo correio, vai ter que arrumar uma costureira aqui no Brasil que faça os ajustes que você precise, porque o vestido não vai cair perfeito de primeira. Mesmo comprando ou alugando no Brasil, você vai fazer várias provas até o vestido ficar 100%.

4) Mesmo indo buscar você mesma, ainda corre o risco de te pararem no aeroporto e você ter que pagar o imposto.

5) Lembre-se que comprando lá fora, se pagar em cartão de crédito tem que acrescentar os 7% do IOF. E além disso, mesmo pagando em dinheiro, tem o imposto do país em cima do preço do vestido, tanto nos EUA quanto na Europa.

Em vista de tudo isso, optei por alugar meu vestido aqui no Brasil mesmo, e não me arrependi.

O serviço na Sí Sposa foi excelente, as costureiras são muito experientes e a cada prova que eu fazia o vestido ficava mais perfeito no meu corpo. Foram umas 3 ou 4 provas se eu não perdi a conta. A última é na semana do casamento, caso você tenha engordado ou emagrecido.

Agora, se você quer comprar seu vestido fora mesmo assim, uma colega minha comprou na Couture Bridal em Miami e disse que deu tudo certo. Ela encomendou por telefone e depois foi buscar. Mas ela teve que ficar alguns dias lá para que a costureira pudesse ajustar o vestido nela. E pagou extra por esse serviço.

Outra colega comprou na David's Bridal, que é uma rede de lojas de noivas. Lá ela encontrou à pronta entrega, mas não era vestido de designer.

A Pronovias tem uma flagship store em Nova York que às vezes tem liquidação de vestidos piloto (os vestidos que servem para as pessoas provarem) à pronta entrega. Mas lembre-se que vai precisar de uma costureira no Brasil para fazer os ajustes.

Ai, os vestidos da Pronovia são tão lindos que dá vontade de casar de novo (mas com o mesmo noivo)!!! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário