segunda-feira, 13 de maio de 2013

Com que roupa eu vou? O sonhado vestido!

O vestido é uma coisa para ver com bastante antecedência. É bom você se conformar que vai ter que experimentar centenas de vestidos em centenas de lugares até encontrar aquele que vai concretizar os seus sonhos.

E meu conselho principal na escolha do vestido é: não faça nada precipitado. Quando você tiver escolhido o vestido, vai para a casa e fica uns 2 dias pensando se é aquilo mesmo.

A primeira loja que eu fui ver vestido foi a Black Tie na Rebouças. Eu preciso contar para vocês que a tática deles lá é muito desleal. Depois de experimentar vários vestidos, eu gostei de um Pronovias. Era o único Pronovias que eles tinham. E eu sou a fãzérrima da Pronovias. Aí a vendedora foi me passar o preço: R$ 4.500,00. E nem era primeiro aluguel. E ela dizia assim: "Nossa, 4.500 reais, isso não existe! A minha gerente te fez um preço super especial! Você precisa levar ele já senão outra pessoa vai ficar com ele! E você não vai achar outro tão bonito por preço melhor". Ainda bem que eu fui para casa para pensar. Uma semana depois, eu voltei com a minha mãe na loja para ela ver o vestido. Ela achou feio. Duas semanas depois a vendedora ainda estava me ligando para saber se eu queria o vestido. Isso sem falar que na Black Tie o vestido que você leva é o mesmo que você experimenta. Não tem vestido piloto. Imagina você casar com um vestido que foi experimentado por 300 mulheres... Nem pensar! E o tal do vestido que eu provei lá, eu varri todos os catálogos da Pronovias de n anos atrás e não achei. O que me levou a questionar se era realmente um Pronovias original.

Então não caiam nessa. Não caiam na pressão das vendedoras. Isso que aconteceu comigo, e aconteceu com outras meninas que eu conheço, nessa mesma loja. 

E as lojas têm outro truque também. Quando você está experimentando um vestido, de repente aparece outra vendedora e diz: "Nossa, você está maravilhosa nesse vestido!". Aí você pensa: "Puxa, devo estar mesmo, porque nem é ela que está me vendendo... Não é ela que vai ganhar a comissão!". Pois é, eu vi isso acontecer em mais de uma loja. Outra amiga minha também percebeu isso. 

Comentário de uma das novias que conheci na época:

"Acho que as lojas se aproveitam da fragilidade e tontice de algumas noivas e por isso cobram o olho da cara. Acho que não se deve levar pela conversa das vendedoras. Senti que elas eram muito apelativas... Te falam o tempo todo que você está MARAVILHOSA, uma princesa... e tudo mais! Tudo para fazer você cair na lábia!!! Vi pessoas super simples pagando 10.000 em vestidos na Black Tie."

Mas enfim, voltando à Pronovias. Se você não conhece, dá uma olhada nesse link. É um vestido mais lindo que o outro:

http://www.pronovias.com.br/

É uma marca espanhola, de Barcelona. Para mim era ainda mais especial, porque eu morei em Barcelona.

Na época, ainda não tinha aberto a loja da Pronovias em São Paulo. Quem representava era a Sí Sposa, que fica em Moema.

Foi lá que eu fechei. O serviço é excelente e as vendedoras não são apelativas. Eu fui lá umas três vezes antes de fechar e as três vezes a vendedora, a Jandira, foi super paciente comigo.

O vestido que eu tinha escolhido inicialmente era esse aqui:
http://www.pronovias.com/wedding-dresses-2013/glamour-collection-alcanar

Mas ele não tinha brilho. Aí eu experimentei um outro, que chamava Fresno. Minha mãe bateu o pé que estava muito mais bonito que o Alcanar. E tinha brilho. Acabei ficando com o Fresno (tenho que admitir que sou muito Maria vai com as outras). Mas fiquei insegura por muito tempo, porque continuava sonhando com o Alcanar.

Aí, quando a loja da Pronovias abriu na Consolação, eu fui lá conhecer (eu fiquei meses esperando até a abertura!). E provei todos os vestidos que eu sempre quis. E adivinha: no final acabei gostando mais... do Fresno!!!! E a vendedora ainda me disse que o Alcanar estava muito manjado, estava saindo demais... O Alcanar era um vestido muito lindo mesmo, tanto é que continua na coleção de 2013.

O Fresno não era tão armado como o Alcanar. Eu coloquei uma saia com um milhão de tules embaixo para deixar ele bem armado, como eu queria. O Alcanar é inteirinho de renda, que é a marca registrada da Pronovias. Hoje em dia está muito na moda saia de tule, como é o caso do Alcanar (e eu acho lindo). Mas renda é eterna. Daqui 50 anos, meu vestido não vai estar desatualizado. É super clássico.

Agora que abriu a loja da Pronovias no Brasil, a Sí Sposa só trabalha com a segunda linha da Pronovias, que é a Saint Patrick. Os vestidos são muito bonitos também.  A Sí Sposa só trabalha com aluguel. A Pronovias só com venda.

Um primeiro aluguel na Sí Sposa na época saía uns 6 ou 7 mil reais. Um segundo aluguel, saía por volta de 4 ou 4,5 mil. Os vestidos na Pronovias começavam em 8 mil reais. Mas tinha que encomendar com uns 4 ou 6 meses de antecedência, porque os vestidos vêm da Espanha.

Outras lojas de vestido de noiva em São Paulo
Além da Sí Sposa, eu provei vestidos na La Sposa, que também tinha Pronovias, mas achei que tinha muito pouca opção para provar. Uma amiga minha casou com um vestido da Nova Noiva. Eu confesso que nem fui na Nova Noiva porque vi o catálogo e não gostei de nada, mas o vestido que ela usou no casamento dela era bonito.

Rua São Caetano, vale a pena? Eu só fui à rua São Caetano perto da data do casamento e foi para comprar forminhas para os doces e a cestinha da daminha. Os preços das forminhas, achei caro, acabei comprando na 25 de março. A cestinha da daminha foi um ótimo preço e tinha muitas opções. Agora, os vestidos... Pode me chamar de chata, mas o que eu vi en passant nas vitrines, achei todos feios!

2 comentários:

  1. Oi Fabi
    Os vestidos da Pronovias variam de qual a qual preço? Vi você falando de R$ 8.000,00.
    Até fiquei esperançosa ... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber a faixa de preço de um vestido pronovia!!! Bjos

    ResponderExcluir